CONSTRUÇÃO DE UM TRIÂNGULO CONHECIDOS O COMPRIMENTO DE DOIS LADOS E AMPLITUDE DO ÂNGULO POR ELES FORMADO

CONSTRUCCIÓN DE UN TRIÁNGULO CONOCIDOS DOS LADOS Y EL ÁNGULO COMPRENDIDO POR ELLOS.

Constrói o triângulo [ABC], sendo AB = 5 cm, AC = 2 cm e <BAC = 120°.

Procedimento:
a) Escolhe a 2ª ferramenta, "Segmento dado um ponto e um comprimento", e marca o segmento [AB] aplicando o comprimento de 5.
b) Escolhe a 3ª ferramenta, "Ângulo com amplitude fixa" e marca um ângulo de 120°.
c) Escolhe a 4ª ferramenta, "Segmento definido por dois pontos", e traça o segmento [AB'].
d) Escolhe a 5ª ferramenta, "Circunferência dados o centro e o raio", e clica em A marcando um raio de 2 cm.
e) Escolhe a 6ª ferramenta, "Intersecção de dois objectos" e clica na intersecção da circunferência com o segmento de recta [AB'], criando o ponto C.
f) Escolhe a 7ª ferramenta, "Polígono" e traça o triângulo [ABC].
g) Com o botão do lado direito do rato faz "Personalizar" para melhorar a tua construção. De seguida faz "Exibir objecto" e esconde todas as construções auxiliares.
g) Sempre que quiseres mover objectos, escolhe a 1ª ferramenta, "Mover" , clica em cima do objecto e arrasta-o.
Construye el triángulo [ABC], siendo AB = 5 cm, AC = 2 cm e <BAC = 120°.

Procedimiento:
a) Escoge a 2ª herramienta, "Segmento dado un punto y su medida", marca el segmento [AB] aplicandole una medida de 5.
b) Escoge la 3ª herramienta, "Ángulo dada su amplitud" y marca un valor de 120°.
c) Escoge la 4ª herramienta, "Segmento entre dos puntos", y traza el segmento [AB'].
d) Escoge a 5ª herramienta, "Circunferencia dados su centro y radio", clica en A marcando um radio de 2 cm.
e) Escoge a 6ª herramienta, "Intersección de dos objetos", clica en la intersección de la circunferencia segmento de recta [AB'], creando el punto C.
f) Escoge a 7ª herramienta, "Polígono" e traza el triángulo [ABC].
g) Con el botón derecho del ratón, elige  "Propiedades" para mejorar tu contrucción. Después vete a  "Mostrar objeto" y esconde todas las construcciones auxiliares.
g) Siempre que quieras mover un objeto, escoge la 1ª herramienta, "Elegir y Mover" , clica encima del objecto y arrástralo.

Como pudeste verificar, podes construir um triângulo, desde que conheças o comprimento de dois lados e a amplitude do ângulo formado por esses lados.
 - Dois triângulos são iguais se tiverem, de um para o outro, dois lados iguais e o ângulo por eles formado igual.
- Este é o 2º caso de IGUALDADE DE TRIÂNGULOS.

Como has podido comprobar, puedes construir un triángulos conocidos sus dos lados y el ángulo que forman.
 - Dos triángulos son iguales si tienen, uno en relación con el otro, dos lados iguales y el ángulo formado por ellos igual.
- Este es el 2º caso de IGUALDAD DE TRIÁNGULOS.